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Mazing Feiona

Powered by Unity

Instruções

  • Ao iniciar a aplicação, informe um nome de usuário e escolha entre criar um servidor de partida ou conectar-se a um servidor de partida em andamento, clicando o botão correspondente;
  • [Seta para cima] faz Feiona andar para frente;
  • [Seta para esquerda] e [Seta para direita] fazem a Feiona girar na direção escolhida;
  • [Control] faz Feiona alternar entre caminhada e corrida;
  • [Q] provoca montagem e desmontagem do labirinto (válido apenas para o servidor da partida);
  • Enquanto o labirinto estiver montado, percorra-o para encontrar e pegar mais moedas que os outros jogadores;
  • Além de moedas, há no labirinto itens de "Bird View" que conferem 30 segundos de visão diferenciada ao jogador;
  • As espirais no centro do labirinto possibilitam uma visão panorâmica do labirinto (que facilita encontrar itens) e subir nas paredes do labirinto (que pode ajudar a chegar mais rapidamente aos itens);
  • [Shift] exibe animação de "tiro" da Feiona (inútil nesta aplicação);
  • [Z] exibe animação de "pulo" da Feiona (inútil nesta aplicação).

Sobre o projeto

Este projeto nasceu sem muita ambição, mas acabou servindo para apresentar resultados paras as três últimas disciplinas do curso. Ele começou como uma prova de conceito para testar a integração de uma personagem que eu tinha na gaveta (a Feiona) com a Unity.

Criei a Feiona durante a disciplina de Noções de Animação, porque o boneco que eu tinha feito para a disciplina de Modelagem 3D era meio inadequado e deixava muito a desejar. Fiz malha, textura, rigging e as três animações solicitadas pela disciplina, tudo no Blender. Eu queria uma personagem exagerada, sim, porém ela ficou meio desajeitada e... feia - daí seu nome. Comecei uma cena nova para aprender a controlar suas animações na Unity.


Malha da Feiona, ainda sem roupa


Feiona com textura e suavização

Surgiu então a ideia de aproveitar esse projeto para a disciplina de Programação de Jogos em Rede. Criei um labirinto aproveitando uma parte de código do projeto do pacman e desenvolvi a jogabilidade em rede. Fiz mais animações para a Feiona, apropriadas para a corrida no labirinto.

A cena foi incrementada com um shader de água elaborado na disciplina de Programação 3D e com geração procedural de malha (as escadas em espiral), exercício que fiz por minha conta para essa mesma disciplina.

Finalmente, na disciplina de Efeitos Sonoros, enriqueci a cena com sons variados, produzidos de formas diversas.

Este foi o trabalho mais gratificante do curso, sem dúvida; aprendi e apliquei muito!