Página inicial English version of this page Quindigo Curriculum Vitae Pós-graduação em Games Pixel Pocketknife QuindiGUI Todopano Desenhos - Truco! Desenhos - Projeto Terrinha Desenhos - LíGia Desenhos - Habilidades Auditivas Desenhos - Acerte Sempre Desenhos - Caderno Ilustrado de Verbos Desenhos - Miscelânea

Quindigo

Oi! Meu nome é Rodrigo Antonio Quintano Neira. Quindigo é uma contração de "Quintano Rodrigo" e um apelido de que gosto bastante.

Em geral, quando atualizo esta página em que falo sobre mim, escrevo algo meio pesado, um tanto quanto pessimista. Costumo sentir-me insatisfeito comigo mesmo, acho que exagero na auto-cobrança. Apesar disso, tenho um fiozinho de esperança de que, se você ler esta página, ou até melhor, conhecer-me pessoalmente, venha a achar que sou uma pessoa legal.

Aprendi a programar com um MSX aos 12 anos de idade e formei-me Bacharel em Ciências da Computação pelo IME-USP. Fui absurdamente tímido e isolado por um longo período a partir de minha adolescência, período esse em que passei muito tempo na frente do computador, jogando e programando sozinho. De brinde, tinha também um perfeccionismo doentio. Deixei de desenvolver diversas habilidades sociais naturais dos seres humanos. Minha área é de exatas, sou muito introspectivo e considero-me socialmente desajeitado.

Até algum tempo atrás, eu me considerava um "ponto fora da curva", não melhor que outras pessoas, porém diferente. Queria muito que esse "diferente" fosse de alguma forma positivo ou interessante, mas hoje vejo que isso não significa nada. Ser diferente não é um diferencial. De perto, ninguém é normal. Sou uma pessoa como outra qualquer, paradoxalmente única e importante, igual e insignificante. Tenho personalidade, gostos, medos, desejos, altos e baixos, pontos fortes e oportunidades para melhoria, todos exclusivamente meus - como todo mundo.

Aos 32 anos de idade, quando comecei meu relacionamento com a mulher de minha vida, tomei mais consciência do quão fechada e vazia era minha vida até então, de como eram limitadas minhas experiências de mundo, de como deixei preciosos anos passarem sem serem realmente aproveitados. Não arrisquei quando era novo, acomodei-me a uma zona de conforto medíocre, priorizei uma relativa estabilidade sem-vergonha. Tolerei por alguns anos situações insustentáveis em meu primeiro casamento, em vez de bolar algo para mudar o cenário ou desmanchar tudo logo de cara. Trabalhei vários anos sem pensar em carreira e objetivos profissionais. Arranjei desculpas esfarrapadas para ter uma vida limitada. Deixei medos e pessimismo fazerem parte da rotina. Enfim, sinto que "empurrei a vida com a barriga" e deixei o tempo passar.

Ainda bem que levei uma bela chacoalhada, eu estava precisando! Silvana foi uma injeção de energia e alegria em minha vida, uma formidável agente de mudanças!

Ok, então o quadro mudou bastante. Surgiu uma nova dificuldade: que caminho seguir, dado que os paradigmas e diretrizes que eu seguia para conduzir minha vida já não faziam mais tanto sentido? Saberei fazer escolhas mais acertadas daqui para a frente? Infelizmente, não se acerta o rumo da vida da noite para o dia. Sei que devo policiar-me para não me acomodar. Preciso definir aonde quero chegar e fazer todo e cada dia valer a pena.

É nesse momento que estou, tentando definir o que quero de verdade para mim e buscando meios de alcançá-lo. Por enquanto, estou todo atrapalhado, com a desagradável sensação de estar sempre atrasado em minha própria escala evolutiva. Ainda tenho muito para aprender, amadurecer e experimentar.



Endure with happiness

O moai sorridente que dá as boas vindas na página inicial é um símbolo, uma espécie de "amuleto".

Ficar a vida toda plantado no mesmo lugar sem um telhado para se proteger da intempérie é desgastante. Apesar disso, esse camarada aproveita os momentos de sol e curte uma paisagem de ilha mística. Cumprindo seu nobre propósito de proteger os nativos dos maus espíritos e dos raios por anos a fio, imponente e perseverante, o moai sai bem na foto. Persistente e confiante, ele celebra as coisas boas e permanece inabalável perante as dificuldades.

Busco essa postura firme que me permita ser alegre, em meio a todas as condições boas e ruins inerentes a ser humano. Não busco uma postura conformista. Não estou plantado no mesmo lugar e, diferentemente do moai, posso buscar condições melhores.


Eis algumas coisas importantes que aprendi e que repito para mim mesmo para incorporá-las de fato a minha vida. É claro que isso é subjetivo, talvez não faça tanto sentido ou não seja tão importante para você.

Cada um é responsável por sua felicidade.
Apenas você tem condição de saber exatamente de quê gosta ou onde é que dói. Mesmo que você tenha a sorte de ter junto de você pessoas que realmente queiram seu bem, somente você poderá conhecer-se tão intimamente e estar junto de você em 100% do tempo para defender seus verdadeiros interesses. Cabe a você a missão de conquistar sua felicidade. Ninguém poderá fazer isso por você, portanto não é sensato nem justo cobrar isso de outras pessoas. Você cresceu de um jeito de que você gosta? Seu ambiente não é o que você queria que fosse? Depois que você adquire consciência, isso é um problema que só você pode resolver.

Tudo tem o lado bom e o lado ruim.
Fique de olhos abertos para identificar os dois lados da moeda. Não ignore nenhum deles, valorize o lado bom e não enxergue o lado ruim pior do que realmente é. Pondere antes de fazer suas escolhas, já que você é quem responde por elas.

Somente usar a cabeça e agir gera resultados.
Não adianta se desesperar, remoer raiva, pena ou arrependimento. Isso só piora a situação e pode colocar você em um círculo vicioso. Exercite a calma, mantenha a cabeça fria, decida o que fazer e mexa-se. Disciplina mental e objetividade são qualidades preciosas.

Não espere de braços cruzados.
O mundo não pára de girar para dar-lhe o tempo de que você precisa. Não espere o cosmo sinalizar a hora certa para você agir. Em vez disso, priorize o que é realmente importante e faça sua oportunidade ser possível.

Quem procura acha.
Acha de tudo: parafuso para gabinete do computador, tampa para sua panela, carro, apartamento, cônjuge e até a si próprio. Mas ninguém está dizendo que é fácil. Tem que insistir, e com vontade!

Você é do tamanho de seus sonhos.
Esses são os gratificantes objetivos, os que de fato nos movem para outros lugares e outras condições. Sem sonhos, ficamos à deriva e a vida vira um desperdício.
(...)
"Legal, e como é mesmo que eu consigo um sonho autêntico?"
Boa pergunta! Quem procura acha. Só você pode definir seus sonhos.

Sempre dê votos de confiança a si próprio.
Se você não apostar em você, como espera tornar-se uma pessoa melhor ou ajudar-se na hora do sufoco? Você é capaz de amar alguém incondicionalmente? Consegue fazer isso por você? Precisa conseguir.

Sinta-se bem! Anime-se! Sorria!
Pessimismo, tristeza e mau humor não fazem bem a ninguém: nem a você, nem a quem está a seu lado. Mudanças de atitude que significam a troca de algo negativo por algo positivo, em qualquer escala, são sementes realmente poderosas.


Finalmente, algumas afirmações pontuais para completar meu perfil:

  • Demoro para fazer as coisas. Esta é uma briga que não tem fim.
  • Gosto de programar, desenhar, jogar video game, patinar e caminhar.
  • Deliro com personagens femininas; bônus para as desenhadas que fazem pose.
  • Idolatro minha mulher (apesar de ela não fazer pose); a ela devo os melhores momentos de minha vida.
  • Tenho um armário cheio de mangás que ainda não li. Adoro mangá, tenho a síndrome do colecionador e não arranjo tempo para ler.
  • Divirto-me montando avatares. ("Não me diga...")
  • Gosto de montar papéis de parede para o computador e o celular.
  • Gosto de boas trilhas sonoras de video game.
  • Não gosto de cerveja, futebol, funk, sertanejo e pagode.
  • Adoro café e chocolate.