Antes da criança começar a manusear o material, converse com ela sobre os animais que vivem na fazenda (no sítio, no campo), resgatando seus conhecimentos prévios: que animais será que vamos encontrar aqui?, será que vamos ver um porquinho?, etc. A cada página, a criança vai encontrar a fêmea de um animal. Estimule a criança a imaginar como são os seus filhotes, antes dela levantar a “cortina”: como será o filhote da ovelha?, será que a pata é a mamãe dos pintinhos?, etc. Leia as palavras de cada dupla de páginas, incentivando a criança a comparar as localizações indicadas. Certifique-se que ela compreendeu as noções abordadas, a partir de perguntas: qual animal está dentro da lagoa?, o bezerro está perto ou longe da vaquinha?, etc. Solução do material: em cima do monte com a mamãe ovelha - carneirinho; embaixo do monte com a mamãe porca - porquinhos; dentro da lagoa perto da mamãe pata - patinhos; fora da lagoa perto da mamãe galinha - pintinhos; longe da mamãe égua - potrinho; perto da mamãe vaca - bezerrinho.
|
||||||||
TODOPANO Materiais pedagógicos em tecido Todos os direitos reservados |