Esta página é mantida como arquivo do Quindigo - a TODOPANO encerrou suas atividades
Página inicial Coisas de quintal
Orientações didáticas

Este material deve ser utilizado como um jogo de quebra-cabeça: a criança deve procurar, entre todas as peças, quais são as quatro peças que formam cada uma das quatro figuras. As duas peças de baixo de cada figura formam seus respectivos nomes, por união de suas sílabas.

Antes de jogar, brinque com a criança de dizer os nomes das coisas que podem ser encontradas num quintal: planta, árvore, inseto, terra, flor, etc. Certifique-se de que ela conhece as palavras que estão no material e que sabe quais nomes deve formar: não é planta, nem flor, e sim “rosa”, etc.

Se for necessário ajudar a criança durante o jogo, evite mostrar a peça correta, mas dê dicas para que ela possa refletir e encontrar a peça: nós já temos o “ga”, qual peça tem a sílaba que falta para formar “gato”?, etc.

Para dificultar a atividade, as peças podem ficar com as figuras viradas para baixo, como num jogo da memória: a criança deve desvirar uma peça por vez para localizar aquelas que procura.

Solução do material: gato; sapo; rosa; vaso.

Voltar à página do volume

TODOPANO Materiais pedagógicos em tecido
Todos os direitos reservados