Esta página é mantida como arquivo do Quindigo - a TODOPANO encerrou suas atividades
Página inicial Coisas de brincar
Orientações didáticas

Este material deve ser utilizado como um jogo da memória: as peças devem ser colocadas numa mesa com as figuras viradas para baixo, sendo os objetos de um lado e as palavras de outro. A criança deve desvirar um objeto e uma palavra e verificar se eles formam um par. Se não formarem um par, as peças devem ser novamente viradas.

Antes de jogar, analise as figuras com a criança e digam os nomes dos brinquedos, de forma que ela saiba quais palavras vai procurar: não é “bicho de pelúcia” e sim “ursinho”, etc.

Se for necessário ajudar a criança durante o jogo, evite ler a palavra da peça desvirada, mas dê dicas para que ela possa refletir e deduzir qual é a palavra, de acordo com o seu nível de alfabetização: começa igual a “Camila”, etc.

O material também pode ser jogado por duas ou mais pessoas: os jogadores devem se alternar para tentar formar os pares de peças, sendo o ganhador aquele que tiver mais pares encontrados. Neste caso, é preciso ter cuidado com a autoestima das crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização.

Solução do material: carrinho; casinha; bola; boneca; ursinho; baldinho; bicicleta; jogo.

Voltar à página do volume

TODOPANO Materiais pedagógicos em tecido
Todos os direitos reservados