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Orientações didáticas

Este material deve ser utilizado como um jogo da memória: as peças devem ser colocadas numa mesa com as figuras viradas para baixo, sendo os objetos de um lado e as letras de outro. A criança deve desvirar um objeto e uma letra e verificar se esta letra corresponde à letra inicial desta figura, formando um par. Se não formarem um par, as peças devem ser novamente viradas.

Antes de jogar, analise as figuras com a criança e digam os nomes das peças de vestuário, de forma que ela saiba com quais nomes vai trabalhar: este é um “sapato” e este é um “tênis”, etc.

Se for necessário ajudar a criança durante o jogo, evite dizer qual é a letra da peça desvirada, mas dê dicas para que ela possa refletir e deduzir qual é a figura correspondente, de acordo com o seu nível de alfabetização: começa com a mesma letra de “Pedro”, etc.

Para dificultar a atividade, as peças de figuras e as peças de letras podem ser colocadas misturadas sobre a mesa.

O material também pode ser jogado por duas ou mais pessoas: os jogadores devem se alternar para tentar formar os pares de peças, sendo o ganhador aquele que tiver mais pares encontrados. Neste caso, é preciso ter cuidado com a autoestima das crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização.

Solução do material: V - vestido; L - luva; B - blusa; C - calça; S - sapato; M - meia; T - tênis; P - pijama.

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