Esta página é mantida como arquivo do Quindigo - a TODOPANO encerrou suas atividades
Página inicial Coisas de comer
Orientações didáticas

Este material deve ser utilizado como um jogo de dominó: as peças devem ser misturadas e distribuídas aos jogadores e uma delas deve ser colocada sobre a mesa. Ao longo da partida, os jogadores devem se alternar para colocar as peças, cujas sílabas devem corresponder às figuras, formando uma linha contínua.

Antes de jogar, analise as figuras com a criança e digam os nomes dos alimentos, de forma que ela saiba com quais nomes vai trabalhar: nesta xícara tem “café”, este é um “bolo” e este é um “pudim”, vamos procurar por “suco” e não por “uva”, etc.

Se for necessário ajudar a criança durante o jogo, evite dizer qual é a sílaba da peça, mas dê dicas para que ela possa refletir e deduzir qual é a figura correspondente, de acordo com o seu nível de alfabetização: é uma fruta que começa com “mo”, etc.

O material também pode ser jogado por uma única criança que, neste caso, deve ter todas as peças à sua disposição, arrumando-as em sequência para formar a linha contínua.

Para facilitar o jogo para crianças iniciantes no processo de alfabetização, o adulto pode ir lendo as sílabas das peças jogadas, deixando que a criança descubra quais são as figuras correspondentes.

Solução do material: MO - morango; CO - coco; MI - milho; SU - suco; PE - pêra; CA - café; BA - banana; PI - pizza; ME - melancia; SO - sopa; BE - berinjela; PU - pudim; BO - bolo; SA - salada; MA - macarrão; CE - cenoura.

Voltar à página do volume

TODOPANO Materiais pedagógicos em tecido
Todos os direitos reservados