Para toda a coleção Mestre-cuca: Analise a capa do folder com a criança: de que deve ser esta receita?, qual é o nome dela?, você gosta desta comida?, etc. Leia calmamente a receita para a criança e, de acordo com seu estágio de aquisição da língua escrita, explorem o texto: onde está escrito o nome de tal ingrediente?, que numeral é este?, etc. Ao preparar a receita, oriente a criança, passo a passo. Diversas idéias para tornar esta experiência significativa podem ser encontradas em “sugestões de atividades”. Não permita que a criança utilize facas ou se aproxime do fogão, explicando para ela sobre os perigos da cozinha. Ao realizar a atividade do folder, leia para ela as palavras escritas e certifique-se de que ela entendeu a brincadeira. Se ela precisar de ajuda, oriente com perguntas. A criança pode ler a receita ou realizar a atividade proposta no folder diversas vezes, sem precisar necessariamente preparar a receita indicada. Para o volume Sopa de letrinhas: Ao realizar a atividade, leia para a criança o que se pede, para que ela reflita sobre qual figura procurar. Ajude com perguntas, se necessário: batata começa igual a cebola?, etc. Solução do material: cebola começa igual a cenoura; macarrão termina igual a feijão.
|
||||||||
TODOPANO Materiais pedagógicos em tecido Todos os direitos reservados |